Seleções Nacionais
Desde 2004 que se realizam regularmente campeonatos mundiais e europeus de ultimate de praia. Portugal tem levado seleções nacionais a todos eles e por diversas vezes conquistou lugares de relevo (consulte aqui os resultados da seleção nacional).
Devido às características do nosso país, o ultimate de praia tem tido um relevo muito maior que o ultimate de relva (contrariamente ao que se passa a nível mundial em geral), mas esse desequilíbrio está a diminuir, com mais equipas portuguesas a treinarem regularmente em relva.
A seleção nacional está atualmente a preparar a sua estreia num mundial de relva (WUGC), que será disputado em Londres, em Junho de 2016.
Está a decorrer uma campanha de crowdfunding para ajudar a custear a presença no mundial, agradecemos o vosso contributo: https://www.indiegogo.com/projects/portugal-national-ultimate-team-wugc-2016
Planos para o futuro
O selecionador nacional e coordenador do projeto das seleções nacionais, Pedro Vargas, elaborou um plano a médio prazo (4 anos), aprovado pela direção da APUDD, para as seleções nacionais.
Os objetivos gerais passam por atingir o top 3 na divisão mista no WCBU-2017 e no ECBU-2019.
A participação no WUGC-2016 (e todo o ano) servirá de preparação geral mais focada em relva. Estão previstos treinos mensais em relva e a participação em dois torneios de preparação no estrangeiro.
Notas:
WCBU - campeonato do mundo de ultimate de praia
ECBU - campeonato da europa de ultimate de praia
WUGC - campeonato do mundo de guts e ultimate (relva)