Skip to main content

PORTIMÃO ACOLHE MUNDIAL DE BEACH ULTIMATE E REFORÇA DESENVOLVIMENTO DO ULTIMATE PORTUGUÊS

Portimão, 23 de novembro de 2025 — A Praia da Rocha reafirmou-se como um dos grandes palcos de Beach Ultimate, no cenário internacional, ao acolher entre os dias 16 e 22 de novembro o Campeonato do Mundo de Ultimate de Praia 2025 (WFDF World Beach Ultimate Championships – WBUC), reunindo 136 equipas de 38 países e mais de 2 500 participantes para uma semana intensa de competição e espírito desportivo. 

O evento, realizado no areal da emblemática Praia da Rocha, foi organizado pelo Clube de Praticantes de Ultimate de Portimão (CPUP) e pela World Flying Disc Federation (WFDF), e contou com o inestimável apoio do Município de Portimão e da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD). 

Maior evento de Ultimate de sempre

Pelo número de equipas presentes, este foi, de acordo com a WFDF, o maior evento alguma vez organizado sob a sua égide (quer na variante de praia, quer na congénere de relva). Durante uma semana em que o clima ideal para a prática do Ultimate de Praia foi constante, um mar de atletas, staff e adeptos animou a Praia da Rocha, tirando partido da organização bem cuidada e das características ímpares da Praia da Rocha, que a tornam, porventura, o destino internacional de eleição para os desportos em praia. 

Segundo Pedro Vargas, presidente do CPUP e Diretor do WBUC’25, “é um orgulho enorme receber em Portimão o evento mais importante do calendário internacional de Ultimate de Praia. Este campeonato é o culminar de vários anos de dedicação à modalidade e representa não só uma oportunidade única para mostrar ao mundo a qualidade das praias e o espírito de hospitalidade portimonense, mas também para mostrar aos portimonenses as qualidades deste desporto e da sua envolvente.”

Crescimento da modalidade é a prioridade para a APUDD

Depois do sucesso da organização do Campeonato da Europa de 2019, Campeonato da Europa de Clubes de 2022 e do Mundial de Clubes de 2024, que decorreram todos na Praia da Rocha, os números do WBUC2025 ilustram a trajetória de crescimento do Ultimate de Praia, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Segundo Filipa May, presidente da APUDD, “este Mundial de Ultimate de Praia representou um momento de enorme orgulho para o Ultimate português. Ver Portugal receber uma competição desta dimensão, com equipas de todo o mundo na Praia da Rocha, é o reflexo direto do trabalho consistente que a APUDD, os clubes e a comunidade têm desenvolvido ao longo dos últimos anos. Eventos deste género deixam-nos mais fortes, mais unidos e com uma visão ainda mais clara: continuar a fazer crescer o Ultimate em Portugal, dentro e fora de campo.”

Seleções portuguesas demonstram desenvolvimento e consolidam presença internacional

A jogar em casa, Portugal apresentou três seleções nacionais no WBUC 2025, competindo nas categorias Mista Absoluta, Master Mista (+33 anos) e GrandMaster Open (+40 anos). Ao longo da semana, as equipas portuguesas demonstraram resiliência competitiva e um bom nível de Ultimate frente a equipas com outros pergaminhos. Com várias vitórias em jogos de fase de grupos e desempenhos que entusiasmaram o numeroso público que se deslocou a Portimão. Não sendo frequente a oportunidade de enfrentar equipas deste gabarito, a experiência adquirida pelos atletas nacionais num torneio de tão alto nível competitivo eleva o nível de jogo das equipas nacionais e cria perspectivas de crescimento competitivo em eventos futuros. Ainda assim a participação portuguesa cifrou-se num 22º lugar para na categoria Mista Absoluta, 6º lugar na Master Mixed e 12º lugar na GrandMaster Open.